quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Colégio Estadual José Augusto Tourinho Dantas: escola-modelo

O Colégio Estadual José Augusto Tourinho Dantas, em São Critóvão, foi um dos destaques do programa Central da Periferia que foi ao ar no início de agosto, na Rede Globo de Televisão.


As gravações com a apresentadora Regina Casé foram realizadas 12/07, e mostraram como um colégio público, localizado num bairro carente da cidade, conseguiu a admiração e o respeito da comunidade.



A história de sucesso da escola começou com a inauguração em 1998, quando assumiu a diretora Heloísa Costa. Aposentada da função há um ano, ela voltou ao Tourinho Dantas a pedido da produção do Central da Periferia e apresentou o colégio a Regina Casé. São 4 mil m² de área limpa, bem arejada e equipada, onde um dos espaços mais disputados é a biblioteca.


“Aqui é a área vip da escola. É mais fácil achar um lugar em cima no trio da Ivete Sangalo do que uma cadeira vazia nessa biblioteca!”, brincou a apresentadora. Ela registrou admirada a fila de alunos que se forma na hora do recreio, não para receber a merenda, mas para pegar livros emprestados. Diante das câmeras, os alunos da 5ª série falaram de leitura, da arte de jogar xadrez e até recitaram de improviso versos de Vinícius de Moraes, divertindo Regina Casé.

Enquanto o programa era gravado nos corredores, as salas de aula continuavam cheias e os alunos atentos, como num dia normal. No Colégio Tourinho Dantas não falta aula, aluno ou professor. Bem ao estilo da diretora fundadora que costumava dizer: “Sem ordem, não há progresso!”, e com um jeito amigo reunia toda a escola na segunda-feira para cantar o Hino Nacional e desejar boa semana. Disciplina e respeito que convivem bem com a modernidade.




Em cada sala, há um kit completo de TV, vídeo e DVD. Os professores participam de pelo menos 100 horas de formação continuada por ano. Aproximadamente mil pais vêm ao congresso anual dedicado à parceria escola/família/comunidade realizado pelo colégio. E no laboratório de química, alunos e professores aprendem a fabricar sabonetes, detergentes e desinfetantes, utilizando reagentes e fórmulas que só conheciam nos livros.



“Acho que nem colégio de rico, particular, tem tudo isso”, avaliou a apresentadora Regina Casé. Ela conversou também com a atual diretora Vera Lúcia Guimarães, responsável pela continuidade e melhoria do trabalho realizado no colégio, que é freqüentado por 2.807 alunos e 48 professores.



Numa entrevista com oito ex-alunos, todos empregados ou cursando universidade, os resultados positivos ultrapassaram a escola. “Estamos num bairro carente e este foi o primeiro colégio de ensino médio. Tinha tudo para dar errado, mas deu certo. O que a gente aprendeu aqui foi muito importante para nossa vida profissional e como cidadão também”, afirmou Luis Wesley da Silva, 23 anos, aluno por sete anos do Colégio Estadual Tourinho Dantas.


Breve histórico da escola, por Vinicius Silva:


Como surgiu, como vem funcionando, administração, gestão participação dos professores, visão que os alunos têm da escola, pais e comunidade, defasagem por série, índice de reprovação e evasão.

• Colégio Estadual José Augusto Tourinho Dantas, surgiu pela necessidade de mais uma escola de curso médio na comunidade. Inaugurada em 4/12/98 na presença do Exmº Presidente do Congresso Nacional, Senador Antonio Carlos Magalhães, tendo sido iniciada sua construção pelo ex-governador Paulo Souto e concluída pelo Gov. César Borges, sendo o Secretário de Educação Prof. Edílson Freire.


Foi dado este nome por ser ele em vida um brilhante homem público, pois em vida sempre honrou os cargos que lhes foi confiado.Hoje funcionando com uma visão de futuro muito boa, com uma excelente administração, onde os professores são verdadeiros parceiros para o sucesso destes futuros doutores, nossos alunos, que por sua vez vêem a escola como sua casa. Os pais estão sempre nos prestigiando com suas presenças em todo e qualquer evento.Quanto à defasagem por série é tão pequena que não dá para se notar, quase não existe. Quanto ao índice de reprovação é baixíssimo, assim como evasão, quase não existe.


• Localização: Endereço: Fazenda Cassanges, km 02 – Estrada do Cia. – Parque São Cristóvão.

• A escola funciona em regime de externato nos três turnos:


* Matutino: das 7:30 às 12horas

* Vespertino: das 13:30 às 18horas

* Noturno: das 18:40 às 22 horas


SÉRIE/CURSO QUANTIDADES

Alunos de 5ª a 8ª série: 1.155

Ensino Médio: 420

Educação de Jovens e Adultos: 360
Tempo de Aprender: 650Total de alunos: 2.635

Procedência dos alunos: os discentes do Colégio Tourinho Dantas são oriundos das localidades próximas a Escola, como: Estada do CIA, Lauro de Freitas, Itapuã, Mussurunga, S Cristovão, Parque S Cristovão e outros Bairros.



Em relação ao Projeto Político Pedagógico está em construção. Isso porque a Escola tem 9 anos. A Secretaria da Escola informou que o PPP deverá esta pronto ainda este Ano de 2006.

A Escola está organizada dessa maneira:

1. Diretora - Gestora da Escola em apenas 3 meses. Ela recebeu posse a três meses atrás. O nome dela é: Profa. Vera Lúcia Guimaraes.


2. Vices-diretores:
Manhã - Profa. Lindinéia Souza
Tarde - Prof. Suzart
Noite - Prof. Isaias Live Stone

3. CoordenadoresManhã e Noite - MartaTarde - Graça Dortas

4. Professores

5. Bibliotecária

6. Secretária - Profa. Ednalda

7. Administrativo - Adílio - Valdenice - Rosário - Dinalva - Luiz Cavalcante

8. Apoio - Serviços Gerais - Espaço Escolar - Estagiários (em números de 12 - selecionado esse mês de Abril - 4 para cada turno - onde vai apoiar professores e serviços administrativo)

A estrutura física do T Dantas tem uma ampla área externa e interna.


A área externa tem uma quadra poliesportiva, muita área verde, galinheiro, horta e estacionamento amplo. Já a área interna é constituida de salas de aula, duas salas de informática, laboratório de ciências, biblioteca, sala de matrícula, sala de coordenação, rádio, sala de recursos didáticos, duas salas de almoxerifado, sala da direção, sala de professores, secretaria ampla, espaço para o recreio e cozinha.


Possui todos os recursos disponível para dar aulas: assinatura Veja na Escola, jornal, livros didáticos (biblioteca), computadores, data show, retroprojetor, projetor de slides, mapas (História, Geografia e Ciências), softwares educativos, fitas de video educativo para todas as disciplinas com temas diversos, projetor de livros, câmera fotográfica digital, câmera de video digital, sala de video. A Escola informou ainda que está buscando novos recursos através de verbas oferecida pelo governo.


Com relação ao recreio dos alunos fica restrito a área interna da escola onde fica situado o refeitório. Isso porque se os alunos forem na hora do intervalo para área externa, eles não escutam a sirene. Além disso, o muro que cercam o colégio é baixo e existe o risco de assédio ou furto por vândalos que, por ventura, pulam o muro.


O Colégio tem um Regime Interno que é respeitado por todos os alunos e alunas que estudam nesta instituição. Alguns dos regimes são:

- Fardamento Obrigatório
- Camisa escolar por dentro da calça, calça escolar (sem manchas, detalhes, cocota...), tênis (escolar).
- Antes de entrar no Colégio uma série canta o Hino Nacional - revesando a série cada dia (Isso para os turnos matutino e vespertino). Além disso, na entrada os alunos entram em filas e na saída também em fila de forma organizada.
- Proibido brinco para os homens, cabelos com gel espinhados, cabelo rasta, chapéu, sandália, bermuda, piercings (para todos os turnos).
- Proibido aluno no corredor. Caso ele esteja passando mal tem que ficar na sala da direção.
- Se o aluno entrar na escola só sai no último horário. Exceto quando o aluno estiver passando mal, então o colégio liga para os pais ou responsável para buscar o aluno.- Os alunos da noite só pode entrar nas salas de aula portando só cadernos e canetas (sendo proibida a entrada com mochilas, pochetes). Caso o aluno traga, seus pertences ficam na secretária e na saída o aluno pega.
Related Posts with Thumbnails