quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Volta às aulas!


Professores e direção recepcionaram os alunos no primeiro dia de aula, no ano letivo de 2010, que se iniciou no dia 22 de fevereiro.







terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO...



Índice Edição Especial
Aqui você encontra 20 projetos didáticos testados em escolas e outras 30 sugestões de atividades orientadas por especialistas da área.
Dezembro 2006





GINGADO QUE VEM DA ÁFRICA

Movimentos da capoeira: espírito coletivo da dança é preservado.

Foto: Valter Pontes


Queixadas, meias-luas, armadas... Adolescentes baianos aprendem os movimentos da luta trazida para o Brasil e ampliam seu repertório cultural
PAULO ARAÚJO (novaescola@atleitor.com.br)



Quando chegou para trabalhar na EE Alfredo Magalhães, localizada entre duas comunidades com população majoritariamente negra em Salvador, a professora de Arte Thais Passos Wagner descobriu que os alunos da 5ª a 8ª série só queriam saber dos ritmos musicais que passavam na TV. "Nada de capoeira, uma herança trazida para o Brasil exatamente pelos antepassados da garotada", conta. Ao perguntar por que não se interessavam pelo ritmo, eles disseram que aquilo era coisa de seus pais e avós. Não é de estranhar, já que nem todas as pessoas valorizam as raízes.

Desafiada a reverter a situação, Thais pesquisou, retomou textos que já havia lido, procurou outros atualizados e avaliou que um projeto que explorasse características artísticas aliadas ao trabalho de expressão corporal teria chance de despertar o interesse da turma. Ela estava certa. Durante oito meses, armadas, meia-luas, rasteiras e queixadas começaram a conviver com os passos do axé e do pagode veiculados pela mídia e acabaram por conquistar os jovens.

A professora convidou um mestre para ensinar a garotada sobre essa dança africana e assim garantiu a profundidade do projeto. Um grupo de capoeiristas freqüentou a escola por três meses, levando instrumentos musicais e organizando pequenas rodas para os alunos perceberem a beleza do jogo. Depois dessa imersão cultural, foi mais fácil dar continuidade ao projeto e ir além, propondo na Alfredo Magalhães outros ritmos musicais e dançantes de origem africana. P.A.


1. PREPARAÇÃO CORPORAL


Durante a dança, músculos do abdômen, do quadril e da perna trabalham muito. Por isso, é importante dar à garotada noções de anatomia em um contexto significativo. Outra estratégia é explorar o que a turma já conhece, o que gosta e o que faz parte de seu cotidiano. Na Alfredo Magalhães, os alunos eram feras em dança, especialmente axé, pagode e samba-rock. Thais pedia a voluntários que demonstrassem os passos desses ritmos. Depois, lembrava que a maioria tinha origem em danças africanas. A relação cultural apareceu e se tornou fundamental para acompanhar as primeiras rodas conduzidas pelo mestre capoeirista.



2. AS CARACTERÍSTICAS DA DANÇA


Dança, luta ou jogo? É preciso conhecer a origem e a natureza da capoeira para melhor apreciá-la. Thais levou os alunos para a biblioteca para pesquisar de que forma milhões de africanos foram deslocados para várias capitais brasileiras, principalmente Salvador, durante a escravidão. Eles leram que em diversos locais de origem dos negros – e nos quilombos – a capoeira era usada como defesa. Com o passar do tempo, ela ganhou as ruas e evoluiu para uma dança que tem o principal elemento de um jogo: o desafio. A garotada também entendeu que a capoeira preserva o espírito da dança coletiva. Para que aconteça, são necessárias pelo menos duas pessoas com passos combinados. Na rodas, os capoeiristas ensinaram à turma movimentos como ginga, armada, meia-lua, cabeçada, rasteira e queixada.

3. DESDOBRAMENTOS

O aprendizado acontece quando os alunos se apropriam da manifestação cultural e ela passa a ser espontânea. Thais percebeu que os jovens já estavam envolvidos com a capoeira e tinham prazer em praticá-la – as rodas se formavam pelo menos duas vezes por semana, a pedido deles. Ela passou então a uma nova etapa do projeto e sugeriu aos que já jogavam fazer demonstrações para colegas de outras séries e propôs um trabalho com o samba-de-roda (avô do pagode, veja só!) e o maculelê. Rapidamente a turma incorporou as novas modalidades ao repertório.



http://www.novaescola.org.br/

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

JÁ É CARNAVAL, CIDADE... ACORDA PRA VER!

Semana Pedagógica no Tourinho...
Foi em clima de muita alegria, às vésperas do Carnaval, que os professores do Tourinho já começaram a planejar. Liderados pelo trio Carluce(diretora), Edgard(vice diretor da tarde) e Suzart (vice diretor da manhã) que iniciamos esta semana criando mil novidades para o ano de 2010.

E no dia 22 de fevereiro esperamos vocês, alunos! Esperamos partilhar com vocês e seus familiares mais uma jornada de sucessos! Bom Carnaval para todos! Divirtam-se! Com alegria, respeito e responsabilidade!
Related Posts with Thumbnails