domingo, 21 de dezembro de 2008

A ÁFRICA POR ELA MESMA:
POR UMA EDUCAÇÃO MULTI-ÉTNICA.
O Tourinho vai à UFBA!








Profª THAIS PASSOS WAGNER
Colégio Estadual José Augusto Tourinho


No Colégio Estadual José Augusto Tourinho Dantas, em cumprimento a lei 10.639/2003, inserimos a disciplina Cultura Afro com objetivo explorar de forma diversificada o continente africano, suas singularidades e semelhanças das nações entre si e com o Brasil, ao mesmo tempo informar e fomentar discussões dentro desse contexto, além de perceber e entender a legitimidade nas ações afirmativas como reparação de séculos de exploração e subjugação por que passaram africanos da diáspora.


Como procedimento metodológico, desenvolvemos pesquisas bibliográficas e mini projetos. Apresentamos aqui um breve roteiro de uma atividade das temáticas, sob o título de Mitologia Africana, estudamos os deuses africanos. Falamos dos Gregos, Romanos, mas ainda sem incluir a cultura do continente africano. Indagados sobre os mitos africanos que conheciam. Disseram que não sabiam. Apenas um aluno levantou a mão e disse: Yemanja é um mito africano, pró? Gerando buchicho.




Fomos falando sobre a relação entre deuses e forças da natureza, de Zeus a Xangô, e outros, buscamos o entendimento através das cores e das atitudes de cada deus referente ao elemento da natureza que o rege ou que este representa. Como conclusão foi feita uma apresentação onde cada componente escolheria um elemento da natureza para ser deus ou deusa, comporia seu próprio figurino de acordo com a força escolhida, detalhes como: a cor e a movimentação de cada força seriam representadas.

Cada um falou do seu elemento defendeu a sua importância para as pessoas e o meio ambiente. Foi montado um espetáculo de dança, teatro ou música que tratou desses elementos da forma como estudado. As personagens são os próprios elementos, que eles, os estudantes, encenaram, enfatizando através de uma mensagem cantada ou recitada a importância do equilíbrio ecológico durante a apresentação.



Esta atividade foi inscrita como projeto no ciclo de Seminários da UFBA. Foi aprovada e apresentada na Escola de Dança - UFBA, no dia 13 de novembro de 2008. Foi um sucesso!


No dia 13 de novembro de 2008 na UFBA
apresentações e palmas!!!!!!!! Parabéns!

UFBA /Escola de Dança

Related Posts with Thumbnails