domingo, 23 de maio de 2010

Estudantes da rede estadual disputam final do Concurso Cultural Jorge Amado

Quatro estudantes da rede estadual de Educação estão entre os finalistas do Concurso Cultural Jorge Amado, na Bahia. A apresentação dos 12 trabalhos finalistas e a escolha dos campeões das categorias audiovisual, imagem e texto acontecem neste sábado (22), no Teatro Vila Velha, em Salvador, a partir das 9h.

Josiane Duarte Carvalho, de 16 anos, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Dirlene Mendonça, do Município de Milagres, participa na categoria texto. Ela é autora de “Um personagem chamado Jorge”, que proporciona um passeio pela literatura do escritor baiano. “Eu não fiz uma biografia. Criei um personagem e, a partir dele, com o meu jeito, mostro a minha visão das características encontradas nos livros de Jorge: o lirismo, a crítica social, os personagens típicos”, explica Josiane.

Apaixonada pelas obras de Jorge Amado, desde que leu “Capitães da Areia”, a adolescente não esconde a emoção por chegar à final do concurso e lembra como tudo começou. “Eu vi o cartaz na escola e disse ‘vou participar’. Aí, procurei a professora e deu certo. Agora, a expectativa é grande, a minha torcida já está preparada e eu fiquei tão emocionada porque envolveu toda a escola, estão todos comemorando”, diz.
O orgulho que contagia o colégio de Josiane é o mesmo sentido no Colégio Estadual José Augusto Tourinho Dantas, de São Cristovão, onde estudam, Ítalo Cordeiro, Beatriz Maria Conceição e Franciel Silva. Os três alunos da 6ª série do ensino fundamental têm 12 e 13 anos e estão entre os quatro finalistas da categoria imagem com desenhos sobre o infanto-juvenil “Gato Malhado e Andorinha Sinhá”, cujas ilustrações são do pintor argentino naturalizado brasileiro, Carybé.
“Faz de conta que eu sou uma escritora e estou contratando vocês para fazer a ilustração do meu livro”, foi esta a proposta feita pela professora de artes Thais Wagner. Depois de ouvirem a história e de conhecerem um pouco sobre a vida e a obra de Jorge Amado, os estudantes apresentaram as suas ideias. Thais ressalta que “todo o trabalho foi realizado com base no conteúdo planejado para a 1ª unidade da disciplina, que inclui a temática ‘o que é ilustrar?’”.
“Nós utilizamos a técnica da colagem, que muita gente pensa que não inclui o desenho. Mostrei a eles todos os tipos de papéis, de todas as cores e texturas, eles desenharam no papel colorido, fizeram o recorte e a montagem, desta forma obtivemos relevo, formas e fundos variados” explica a professora.
Promoção - O Concurso Cultural Jorge Amado é uma atividade educativa promovida pela Companhia das Letras, que desde 2008 reedita as obras do escritor baiano, e pelo Ministério da Cultura. A iniciativa tem o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.


fonte: http://www.educacao.escolas.ba.gov.br/node/785
Related Posts with Thumbnails